Comunicar-se bem: habilidade poderosa no mundo corporativo

31/03/2015

Muitas competências são essenciais no mercado de trabalho, mas pode-se dizer que a comunicação está entre as mais importantes habilidades de um profissional. Relacionar-se com outras pessoas parece ser fácil, mas, observando a quantidade de mal entendidos que ocorrem nas empresas, percebemos que não é uma tarefa simples. Para estabelecermos uma boa comunicação é preciso inicialmente fazer uma reflexão profunda de como é a nossa interação com o mundo: a forma de interpretar fatos, de compreender o próximo, de adquirir o conhecimento e de tratar as pessoas.
Quando nos comunicamos, achamos que o outro está recebendo a nossa mensagem sem interpretação pessoal, porém, esquecemos que o interlocutor também adiciona significados, baseado nas suas experiências e referências. Além das palavras, usamos, ainda, a linguagem não verbal, gestos e expressões para transmitir sentimentos, ideias, intuições, valores e crenças pessoais. E é essa comunicação verbal e não verbal que representam nosso mundo interior e que interage com o exterior.
A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma boa relação interpessoal e isso influencia na produtividade da empresa e na realização dos seus projetos pessoais. Para melhorar a forma como você se comunica, leve em consideração alguns pontos importantes:


1- Observe-se sobre a visão do outro; 
2- Seja cordial; 
3- Perceba com atenção as palavras e os gestos das outras pessoas; 
4- Escolha as palavras com cuidado; 
5- Fique atento à sua expressão verbal e corporal; 
6-Controle o tom de voz;
7- Seja objetivo e claro em suas ideias.