CONFIANÇA x RESULTADOS - Como a confiança pode auxiliar no crescimento da empresa.

05/08/2016

O blog abarca vários temas direcionados ao mundo organizacional, empresarial, qualidade de vida no trabalho, sucesso e carreira. E não longe disso, é necessário comentarmos sobre um sentimento imprescindível que deve ser trabalhado e instigado dentro das empresas, CONFIANÇA.
        Segundo pesquisa realizada pela Revista HSM, com 250 presidentes e executivos de grandes empresas relata que apenas 57% das pessoas estabelecem relações de confiança. Com o aumento de rendimento nas empresas, produtividade, excesso de trabalho e organização, o espaço passa a ser dividido com mais pessoas e nem sempre essas relações são fáceis ou de sintonia.
        É importante reconhecer até onde confio no meu gestor, líder, ou subordinado, até onde sei que ele pode chegar com suas ideias motivadoras, ou não. De forma mais especifica, a confiança pode influenciar no crescimento da empresa ou levar essa organização a falência. Isso tudo por ambição, inveja, falta de segurança no próprio desempenho, carência de maturidade para continuar no nível hierárquico que se encontra, relações interpessoais, ou ainda por excesso de confiança, onde não julgo que meu colaborador de anos possa ter ser tornado um bloqueio para que os negócios evoluíssem. E é claro, que existe mais uma gama de justificativas que podem levar a empresa a evoluir, ou simplesmente a ir perdendo o caminho por onde antes levaria ao sucesso. E sucesso empresarial, nada mais é do que o trabalho em equipe, com foco, planejamento, persistência e otimismo em busca todos os dias de melhoria. O sucesso vem com o tempo e a experiência adquirida neste tempo, e a junção desses dois permite a construção da inovação e acompanhamento de tendências do setor se tornando referência de mercado.
        Cada pessoa dentro de uma equipe tem seu papel fundamental, pois senão fosse equipe seria apenas um integrante fazendo tudo ao mesmo tempo, com fardo imenso de trabalho e sem incentivo algum para novas ideias. Hoje uma verdadeira equipe ou time de vencedores como também podemos chamar, são pessoas motivadas que fazem o que gostam e se preocupam com o sucesso e a qualidade de onde trabalham se esforçando e fazendo disso sua busca diária de resultados excepcionais. A relação de confiança com o outro na minha equipe nada mais é que acreditar no trabalho dele, pois sei que ele realizando o que foi planejado consigo dar andamento no meu serviço, e isso nos transforma em uma equipe multiplicadora de resultados, consequentemente de sucesso.
        Olhando por outro lado:
        Pode acontecer em algum momento que a organização passe por períodos que necessitem de mudança, não hesite! Mudanças são necessárias e muitas vezes revolucionam a empresa. Nessa mesma pesquisa citada acima, complemento o assunto com o caso do empresário que precisou afastar um executivo que estava na equipe há anos, pois, descobriu que este minava sua imagem e dividia o grupo, então de forma respeitosa afastou-o, o que ocasionou numa melhoria imediata num grupo que antes havia perdido o brilho.
        Resumindo, a confiança é uma via de mão dupla, o que vai em algum momento retorna, seja de forma positiva, seja negativa, sendo de responsabilidade dos líderes e gestores a observação e tomada de decisões que alavancarão o sucesso da organização ou permitirão que ela perca de vez seu lugar no mercado.

 

Por Andressa Bohm