Líder Executivo, você sabe o que é Storytelling Corporativo?

21/07/2016

Hoje renomadas empresas estão descobrindo o poder persuasivo da técnica Storytelling onde traz para o mundo corporativomotivação, conhecimento e envolvimento na gestão empresarial.  Inovar faz parte desse processo tão diferente que hoje tem acontecido em grandes organizações.

O fato é que essa técnica veio para ajudar a liderança a desenvolver melhor seus funcionários, a vender com maior qualidade e facilidade seu produto, para um executivo conversar com pessoas no poder, para tornar uma reunião de líderes cheia de dados que poderiam ser apresentados no power point, e agora são contados em formato de história fazendo daquele momento da organização uma aula de emoção e conhecimento. Através do storytelling os líderes e seus funcionários conseguem entender melhor o propósito do porque agir de determinada maneira, o storytelling faz você perceber a empresa ou a situação que precisa ser mudada e a agir de forma motivada, porque de fato você entendeu tudo o que foi dito e conseguiu fixar de maneira muito mais atrativa do que se tivesse em uma reunião normal de apresentações monótonas e discursos tediosos. Resultado da reunião com uso do storytelling: funcionário motivado  que desenvolve justamente o que a empresa esperava, pois ele conseguiu dar sentido aquilo que antes eram apenas dados. Isso é liderança ativa e eficaz, trabalhando com as emoções  que influenciam direto no lado racional de pensar do ser humano.

O storytelling não tem problema nenhum em trabalhar dentro de uma organização as emoções, pois estas fazem umaconexão direta com o racional, trabalhando assim os dois lados do cérebro permitindo reconhecer o verdadeiro sentido de provocar no funcionário a emoção do porque vender, porque administrar, porque liderar. O storytelling não manipula, ele daconhecimento real da situação.

Resumindo o storytelling “contar histórias” nada mais é do que trabalhar com a equipe de uma forma dinâmica e eficaz, fazendo a conexão emoção e racional. Saber o porque devo agir de determinada forma me faz entender melhor a situação como um todo. O mestre do storytelling mundial Robert Mckee diz que as organizações através dessa técnica estãotransformando suas empresas. Em outras palavras, fazer a equipe entender o propósito de tudo faz com que leve mais afinco seu trabalho. Hoje transformar dados em histórias faz de uma reunião muito mais interesssante do que apresentar 15 slides de power point.  Contar historias hoje inspira e mobiliza uma organização no sentido de uma meta acordada;estimula a inovação e criatividade; ensinam lições importantes;  formata a cultura e os valores de uma organização; delega poder e autoridade aos demais.

 

Fonte: HSM Management