O Pilates e seus benefícios

14/04/2015

A educadora física, Cristina Midori Ozaki, que atua como instrutora de pilates em Cuiabá, explica os benefícios desse método que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Cristina é formada pelo Centro Universitário de Várzea Grande – Univag e atua na Clínica Angel com os cursos de Isostretching pela Ibrate, Treinamento Funcional pelo Core 360°, entre outros. Também foi professora de Educação Física na Escola Livre Porto Cuiabá entre os anos de 2006 a 2008.

1- O que é o pilates?

É um método de exercícios no solo e em aparelhos, criado por Joseph Pilates no início do século XX para condicionar o corpo todo, estimulando a integração da mente e do corpo.

2- Em que situação é necessário fazer?

O pilates pode ser realizado tanto para fins terapêuticos de reabilitação, proporcionando uma recuperação mais rápida, como também atividade física regular, desenvolvendo o condicionamento físico e restabelecendo a vitalidade de adolescentes, adultos e idosos.

3- Quais os benefícios que o pilates traz?

São inúmeros os benefícios, possuindo uma abordagem global do indivíduo, como a melhora do alongamento/flexibilidade, fortalecimento e definição muscular, reeducação postural, coordenação motora, equilíbrio, concentração, consciência corporal, entre outros. É capaz de proporcionar a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, boa saúde mental e tornar o indivíduo apto a realizar com naturalidade suas atividades diárias.

4- O profissional pode melhorar sua produtividade no ambiente de trabalho pelo fato de fazer pilates?

Sim. Os exercícios são bastante complexos e variados, fazendo com que o indivíduo, ao praticá-los, se concentre mais, obtenha autocontrole/precisão, melhore a condição postural diminuindo as frequentes dores, renove a vitalidade mental, sendo mais receptivo e criativo, além de tornar-se uma pessoa mais relaxada, livre do estresse, mais disposta e humorada.

5- Quantas vezes por semana é recomendável fazer o pilates?

Pode ser praticado todos os dias, através de um programa e planejamento. Mas o usual é de 2 a 3 vezes por semana.

6- Como fica o corpo com a prática do pilates?

Fica um corpo definido, forte, alongado e com uma sinergia muito positiva.