Profissionais atualizados têm mais chances no mercado de trabalho

16/04/2015

Com a concorrência no mercado cada vez mais acirrada, a busca por um diferencial deve ser parte do planejamento de qualquer profissional. Uma forma de se destacar e ter sucesso no mundo corporativo é investir, de forma constante, na atualização profissional. A carreira deve ser tratada como o seu principal negócio, e nos negócios é necessário investir tempo, dedicação e também recursos financeiros. O profissional de hoje deve estar preparado para essa competitividade munido de muito conhecimento, porque quem não busca informação, acaba perdendo grandes oportunidades.

Veja abaixo algumas dicas para manter-se atualizado:

1. Participe de cursos, palestras, convenções e workshops regularmente.
2. Leia muito. Revistas, livros, artigos... Leia temas relacionados à sua área, mas também de outros setores para ampliar o seu conhecimento.
3. Faça cursos de idiomas. Não importa em quantas você já seja fluente, sempre será um diferencial em sua carreira.
4. Mantenha-se atualizado sobre as notícias do cotidiano. Um profissional bem informado está preparado para conversar sobre qualquer assunto.
5. Amplie a sua rede de contatos, principalmente quando houver a possibilidade de criar contatos e oportunidades em diferentes áreas.
6. Estude algo diferente. Escolha atividades para ampliar o seu conhecimento pessoal e que lhe dê prazer. Exemplos: curso de vinhos, instrumentos musicais e artes. 
7. Faça a assinatura de revistas especializadas para manter-se atualizado com as tendências do setor em que você atua.
8. Equilibre a formação com a experiência, o mercado exige ambos.