Você é um profissional proativo?

20/04/2015

No mercado de trabalho atual, uma das habilidades mais procuradas em profissionais é a proatividade. Funcionários proativos são aqueles que pensam e agem antecipadamente aos fatos, aceitam os desafios e esforçam-se para resolvê-los. Esses profissionais possuem capacidade e vontade de interferir na realidade de maneira consciente, positiva e responsável.

A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto no ambiente de trabalho, ainda pode trazer benefícios na sua vida pessoal. Para desenvolvê-la, preste atenção nessas dicas:

1. Analise as prioridades de cada atividade. Saiba quais tarefas são prioritárias e quais podem aguardar.

2. Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência. Crie um plano ou rotina para realizá-las.

3. Tente prevenir o surgimento de problemas e antecipe criando soluções para eles.

4. Avalie os seus procedimentos e processos enquanto os executa para perceber se estão adequados com as atividades.

5. Se você errou, mantenha o controle e procure verificar o que é possível fazer para reverter ou minimizar o efeito das falhas.

6. Elimine o que for desnecessário e saiba delegar responsabilidades.

7. Seja mais criativo. Faça anotações, armazene ideias e coloque-as em prática.