Você sabe fazer o seu Marketing Pessoal?

09/04/2015

Por Andréia Sversut

 

O marketing pode ser definido como a prática de criar e demonstrar os valores de uma empresa com o objetivo de alavancar e expandir seus negócios. O marketing pessoal não difere dessa teoria, a não ser pelo fato de que a empresa a ser promovida é você.
A sua imagem, a forma como você se relaciona e como se comporta são as bases da construção do seu marketing pessoal. Uma boa maneira de perceber como quer que as pessoas te vejam é pensar em como você elaboraria uma marca. Que tipo de valores a sua marca teria? Qual o sentimento você gostaria que ela despertasse (confiança, inovação, insistência)? Aonde você gostaria que a sua marca chegasse?
Para auxiliar o desenvolvimento do seu marketing pessoal, seguem algumas dicas:

  • Imagem - Cuide da sua aparência e use roupas adequadas com a empresa em que trabalha, sua profissão e o cargo que ocupa.
  • Conhecimento -Invista em cursos de especialização ou aperfeiçoamento para ser um profissional competente e preparado.
  • Comunicação - Falar, ler e escrever bem. Essas qualidades tem grande valor no ambiente corporativo. Se você não as tem, desenvolva.
  • Pró-atividade - Promover-se como um bom profissional é oferecer mais e melhor do que lhe pedem. Um trabalho bem feito é aquele que surpreende e vai além.
  • Relacionamento com colegas - Cuidar bem do networking é uma ótima forma de alavancar o seu marketing pessoal. Estar disponível, ser cordial, ético e um profissional dedicado são fatores positivos pra alavancar sua carreira.
  • Auto conhecimento - Conheça seus pontos fortes e melhore os pontos negativos. Reconheça seus atributos e promova-os.

 

Andréia Sversut é jornalista e consultora de moda